quinta-feira, 26 de julho de 2012

Contaminação de alimentos



 
Garantir uma alimentação adequada inclui, além do consumo das quantidades necessárias de nutrientes, o consumo de alimentos preparados conforme normas de higiene.

De acordo com estudo recente, o qual analisou a ocorrência de surtos de doenças transmitidas por alimentos no Município de Chapecó, Estado de Santa Catarina, Brasil, no ano de 2006, foi o período em que mais ocorreu notificação por Salmonella e maionese foi o alimento mais frequentemente envolvido; os surtos nos domicílios foram os mais frequentes, seguidos dos ocorridos em estabelecimentos comerciais.

Outro estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar as condições higiênico-sanitárias da preparação de sucos de laranja em lanchonetes comerciais de Goiânia, GO. De acordo com os resultados, 63,3% está fora dos conformes em relação à higiene e apresentação do manipulador e 63,3% de inadequação na higienização das frutas e utensílios, 100% das análises microbiológicas apresentaram coliformes totais, sendo que boas praticas devem ser implantadas e fiscalizadas durante a produção deste alimento nas lanchonetes comerciais de Goiânia.

Os dados dos estudos evidenciam a necessidade de controle higiênico sanitário na manipulação dos alimentos, garantindo deste modo a produção de preparações saudáveis e que forneçam risco á saúde.

Fontes:

Débora Melyna Marchi; Nayara Baggio; Carla Rosane Paz Arruda Teo; et al. Ocorrência de surtos de doenças transmitidas por alimentos no Município de Chapecó, Estado de Santa Catarina, Brasil, no período de 1995 a 2007. Epidemiol. Serv. Saúde v.20 n.3 Brasília set. 2011.

Figueredo, Priscila Pereira; Silva, Cristiane Maria Floriano; Linhares, Viviane da Costa; et al. Condições higiênico-sanitárias no preparo de suco de laranja em lanchonetes comerciais de Goiânia, GO. J. Health Sci. Inst; 27(4)out.-dez. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário