terça-feira, 17 de julho de 2012

Consumo de frituras x Risco de Câncer de Boca e Orofaringe

 
O consumo de preparações fritas é elevado em todo o mundo, contribuindo para os casos de obesidade e demais doenças, devido ao seu elevado valor energético e propriedades consideradas de alto risco para a saúde.

Estudo recente teve como objetivo identificar o perfil de adolescentes encaminhados devido à obesidade, de modo a contribuir para o planejamento da assistência. De acordo com os resultados, entre os adolescentes 65,5% consumiam frituras diariamente ou quase todos os dias, 58,7% consumiam guloseimas e 33,3% consumiam refrigerantes com esta mesma frequência. Somente um terço consumia vegetais e frutas diariamente.

Outro estudo objetivou estudar o papel da alimentação no acomentimento por câncer de boca e orofaringe. De acordo com os resultados, verificou-se associação inversa entre a chance de câncer de boca e orofaringe e a ingestão total de vegetais crús e frutas e associação direta da doença com a ingestão de alimentos de origem animal ou fritos, como o bacon, a carne bovina, os ovos e frituras em geral.

Os dados dos estudos destacam alguns riscos relacionados ao consumo frituras, sendo necessário o controle no consumo desse tipo de preparação, contribuindo deste modo para a saúde e qualidade de vida da população.

Fontes:

Oliveira, Tatiana Resende Prado Rangel de; Cunha, Cristiane de Freitas; Ferreira, Roberto Assis. Características de adolescentes atendidos em ambulatório de obesidade: conhecer para intervir. Nutrire Rev. Soc. Bras. Aliment. Nutr; 35(2)ago. 2010.

Toporcov, Tatiana Natasha.  Hábitos alimentares e câncer de boca e orofaringe. São Paulo; s.n; 2010. 152 p. ilus, tab, graf. (BR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário